Curta a nossa página!

VOLTA ÀS AULAS PARTE 2.

 DANDO CONTINUIDADE AS NOSSAS MATÉRIAS SOBRE VOLTA ÀS AULAS, MAIS UMA DICA E SUGESTÃO DO GUIA PRÁTICO EDUCAÇÃO INFANTIL. ESPERO QUE GOSTEM... 

Rostinhos novos
Normalmente, os alunos que retornam das férias têm pouca dificuldade para se adaptar novamente à rotina das aulas. Os pequenos que começam agora sua vida escolar terão outros sentimentos acompanhados à ansiedade pelo novo. Patrícia salienta a importância de promover as atividades como expressão de coletividade entre os alunos. “Geralmente, as crianças têm muita insegurança em relação ao novo ambiente e aos colegas de turma. Para amenizar esse receio, o professor pode levar seus alunos para conhecer os demais ambientes da escola e funcionários. Além disso, as crianças podem levar pertences pessoais e o professor realiza a troca deles. Após observar os pertences, cada um fala sobre o seu objeto e o do amiguinho. Assim elas criam laços mais íntimos, conversam e se conhecem melhor”, sugere Patrícia.

O papel dos pais
A dedicação dos professores para o acolhimento das crianças que iniciam os estudos ou retornam à escola cabe também aos pais. É importante, então, que o pedagogo respeite o vínculo das crianças com os familiares. Renata Carosi, proprietária e diretora da Escola Peraltinha, São Paulo (SP), diz que é importante recomendar aos pais algumas posturas que transmitam tranquilidade aos filhos e evitar assustá-los quando o assunto é estudar. “A segurança dos pais é fundamental nesse momento. Eles nunca devem descrever o ambiente escolar como um tipo de castigo, dizendo, por exemplo, ‘se não me obedecer vai ficar o dia inteiro na escola’. Agir com naturalidade também facilita a aceitação da criança, e ter a paciência com o tempo que isso possa exigir, também”, diz Renata.


Dica de leitura!
Minhas Férias
Esse livro conta como qualquer um pode ter uma boa história sobre as férias, mesmo que não pareça ter algo interessante para contar. O autor mostra que as aventuras estão presentes em pequenos detalhes de nosso cotidiano, e que para notá-las basta estar sempre atento.
Autor: Marcelo Coelho
Ilustrações: Myrna Maracajá
Assuntos: criatividade, convivência e comportamento 

 Pequenos Contos para Rir
Esse livro apresenta divertidos contos de vários países, como Armênia, Senegal, Turquia e Irlanda. É uma ótima opção para apresentar culturas diferentes e descontrair a turma por meio da contação de histórias.
Autores: Albena Ivanovitch- Lair e Mario Urbanet
Ilustrações: diversos ilustradores
Assuntos: cultura e comportamento

 
Lições para a vida
A atuação do professor exige responsabilidades muito além do cumprimento das diretrizes escolares, e a formação de futuros cidadãos conscientes acontece desde a formação inicial das crianças. Marcella conta como a realização dessa importante tarefa garante um futuro promissor aos alunos: “A autoestima deve ser parte do conteúdo de ensino. A criança que confia em si mesma e tem a possibilidade de arriscar e dar seu palpite será o adulto que consegue lidar com impasses e situações reais do dia a dia”. Confira 10 atividades sugeridas pelas pedagogas Renata, Marcella, Patrícia, Gisele e pela arte-educadora Simone Faure Bellini para receber os alunos na volta às aulas.


Objetivos:
Desenvolver a coordenação motora fina
Desenvolver a criatividade


Caderno do aluno
Materiais:
E.V.A. estampado
Cola quente
Tesoura ou estilete
Papel camurça da cor do E.V.A.
Caderno de capa dura


1. Encape a capa do caderno com o E.V.A. estampado e a parte interna com o papel camurça.
2. Faça uma moldura, seguindo o molde, com a parte estampada, e cole-a no caderno. Com uma tira de E.V.A., faça o porta-caneta.

 UMA ÓTIMA SUGESTÃO TAMBÉM COMO LEMBRANCINHA OU PARA QUE NÃO FIQUE MUITO CARO PODEMOS UTILIZAR OS CADERNOS DOS ALUNOS E COLOCAR A FOTO E O QUE SUA CRIATIVIDADE MANDAR. ASSIM TAMBÉM PODEMOS TRABALHAR O CUIDADO COM OS NOSSOS MATERIAIS INCENTIVANDO ASSIM NA APRENDIZAGEM DOS NOSSOS PEQUENOS. ALGUMAS SUGESTÕES DE CAPINHA ABAIXO E VOCÊS PODEM UTILIZAR O QUE QUISEREM BICHOS, CARINHAS, BONEQUINHOS E ETC... AQUI TEM MAIS SUGESTÕES.




 ESPERO QUE TENHAM GOSTADO DE MAIS ESSA DICA. BJOS PARA TODOS. FIQUEM COM DEUS E ATÉ A PRÓXIMA. 
JOELMA COUTO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin

Folheados