Curta a nossa página!

ALGUMAS INVENÇÕES!!!

Vamos agora conhecer algumas das invenções mais importantes e que realmente fazem diferença na vida das pessoas:
Veja aqui algumas invenções que entram para a história:
(FONTE: SMARTKIDS)

Aspirador de pó: o aparelho foi criado em 1908 nos Estados Unidos ajudando muito na limpeza da casa!

Computadores: em 1958 foi inventado o primeiro chip de silício. Um chip é uma lâmina muito fina de silício, com centenas de circuitos elétricos que pode controlar qualquer máquina, se forem programadas para trabalharem juntos. Mas o que isso tem haver com o computador? É que somente com a invenção do chip foi possível inventar o computador. Os computadores surgiram no sec. XX e os primeiros eram enormes, ocupando uma sala inteira. Atualmente eles estão ficando cada vez menores e com mais facilidades.

Ferro de passar: os primeiros surgiram e 1850, eram blocos de metal, esquentados no fogo. Só por volta de 1890 surgiram os primeiros ferros elétricos.

Geladeira: antigamente os alimentos eram conservados em caixas com blocos de gelo. Somente em 1890 inventaram a geladeira

Máquina de lavar: as primeiras máquinas de lavar surgiram no sec. XX. Eram muito simples e imaginem só... as roupas eram colocadas em caixas de madeira e retiradas com uma manivela. Em 1920 foram acoplados motores à essas máquinas, mas mesmo assim tinham que ser torcidas à mão. Muito diferentes das máquinas atuais! Ainda bem!!!

Máquina fotográfica: foram inventadas em 1839. As primeiras eram muito lentas! Em 1889 foi inventada a primeira máquina fotográfica portátil que utilizava um tipo de filme, dentro de um rolo, que permitia tirar mais fotos por um preço mais barato.

Televisão: as primeiras surgiram na década de30. Eram muito pequenas sua imagem era em preto e branco. Somente na década de 60 surgiram os primeiros programas em cores.

AVIÃO


Avião
Alguém sabia que foi um brasileiro que inventou o avião? É isso ai, Alberto Santos Dumont foi quem inventou o avião. Desde criança ele observava os passarinhos para tentar entender como eles voavam.
A maior dúvida de Santos Dumont era: "Como os pássaros conseguem voar, se eles são mais pesados que o ar?". Seu pai notou o interesse de Santos Dumont pela aviação e o encaminhou para estudar na França. Após muitos vôos em aparelhos mais leves que o ar, como o balão, pelo céu de Paris, em 1906, ele tenta um fato inédito: voar com um aparelho mais pesado que o ar!
E ele conseguiu! Na França, uma multidão de curiosos vê seu primeiro avião, o 14-BIS, voar a mais de dois metros do solo, ao longo de sessenta metros. É a consagração definitiva. O mundo todo noticia esse fato.

CALÇA JEANS


Calça jeans
Todo mundo tem uma. Mas você sabe como surgiram as calças jeans?
Levi Strauss (1829-1902) foi o empreendedor que inventou as calças jeans. Ele foi um alfaiate que aprendeu seu ofício na Alemanha, e resolveu ir para os Estados Unidos no ano de 1853 para vender calças resistentes para as pessoas que foram para a Califórnia para a Corrida do Ouro, um acontecimento muito famoso nos Estados Unidos, onde encontraram ouro e cerca de 300 mil pessoas foram para lá!
Mais tarde, em 1873, Strauss e Jacob Davis tiveram a idéia de aplicar rebites de cobre nos pontos das calças onde era mais fácil de rasgar. Desde então, as calças jeans estão na moda!

LÂMPADA


Lâmpada
O americano Thomas Alva Edison (1847-1931) foi o maior inventor de todos os tempos. E foi a lâmpada a mais famosa de suas invenções. Em 21 de outubro de 1879, Edison desenvolveu a primeira lâmpada prática, que ficou acesa por 45 horas seguidas. Até que ela se apagasse, o inventor não saiu do laboratório, ou seja, ficou quase dois dias sem dormir!
Naquela época os cientistas costumavam trabalhar sozinho, mas Edison chegou a contar com o apoio de sessenta pesquisadores. Só para a lâmpada, eles fizeram dezenas e dezenas de experimentos, até conseguirem fazer com que um pedaço de fio fosse esquentado até emitir luz.

SORVETE


Sorvete
Hummm? que delícia! Sorvete! Chocolate, morango, baunilha, flocos? Quantos sabores. Mas você sabe como surgiu o sorvete?
O sorvete surgiu há mais de 3 mil anos! É isso mesmo! E foi inventado pelos chineses. Sabe como? Na época de frio, os chineses misturavam a neve com suco de frutas e mel! Eles tomavam sorvete no frio, não é doido?
Sorvete é bom demais, não é? Mas não se esqueçam que muito sorvete dá dor de garganta!

TELEFONE


Telefone
Alô? Quem tá falando? Você sabe quem inventou o telefone? Foi Alexander Graham Bell (1847 - 1922), em 1876. Ele queria criar um aparelho que pudesse o ajudar a se comunicar com as pessoas, mesmo estando longe.
Hoje em dia, o telefone é um sucesso! Você conhece alguém que nunca tenha falado ao telefone? Não existe! Já inventaram até o telefone celular, que você pode levar pra lá e pra cá, e funciona direitinho!

Curiosidade
O cartão telefônico foi inventado pelo engenheiro brasileiro Nélson Guilherme Bardini em 1978, quando trabalhava na Telebrás. O primeiro era feito de PVC e com um circuito elétrico ligado a pequenas superfícies metálicas. Mas este tipo de cartão só foi implementado oficialmente no Brasil em 1992.
(fonte: Guia dos Curiosos)
 

Um comentário:

  1. Muito interessante essas curiosidades.Da para aproveitar bem esses textos em sala de aula pois são informativos e curitnhos.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin

Folheados