Curta a nossa página!

Me ou Mim??? Tire a Dúvida!!!

Me ou Mim?

Tenho visto em diversos testes, exercícios ou trabalhos escolares que realizo a confusão infundada que meus alunos fazem com o uso dos pronomes oblíquos ME e MIM. Esclareço, pois, que a forma pronominal ME completa o sentido de um verbo sem o auxílio de uma preposição, seja ela qual for, ao passo que o pronome MIM vem sempre seguido de preposição (a, para, de, sem, por...). Dessa maneira, não são aceitas construções como:

Lúcia MIM ofereceu uma bebida.

O correto seria: Lúcia ME ofereceu uma bebida, assim como também seria correta a construção: Lúcia ofereceu uma bebida A MIM.

Note também que, no último exemplo, a forma pronominal é pronunciada mais forte (MIM) que a primeira (ME), o que justifica o fato de o primeiro pronome ser TÔNICO (pronúncia mais forte) e o segundo ser ÁTONO (pronúncia mais fraca).
enviado por Professor David Andrade - Grupo professores solidários.

Um comentário:

  1. Certíssimo, objetivo e fácil de entender =) ... Boa dica ;)
    http://acervodeprofessor.blogspot.com

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin

Folheados