Curta a nossa página!

Porta Celular - Sapatinho em EVA.





Fiz esse sapatinho para porta celular. Retirei o molde de alguma colega nossa que agora no momento não sei, mais logo mais eu posto o molde e de onde retirei. Um beijo. Espero comentários!!! Joelma Couto.


APRESENTAÇÃO FESTA JUNINA.

ESSA FOI A APRESENTAÇÃO DA MINHA TURMINHA. FICOU UMA GRACINHA!

FESTA JUNINA - HUGO E TIAGO - OITO SEGUNDOS - 2010.

LÍNGUA PORTUGUESA - ESCRITA CRIATIVA! DESPERTANDO O INTERESSE DA TURMA PELA LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL.

LÍNGUA PORTUGUESA
ESCRITA CRIATIVA
DESPERTE O INTERESSE DA TURMA PELA LEITURA E PELA PRODUÇÃO TEXTUAL COM TEMAS E NOTÍCIAS ATUAIS.

MURAL BIOGRÁFICO, FICHAS DE LEITURA E EXERCÍCIOS INTERDISCIPLINARES, COMO UM LIVRO SOBRE A PRESERVAÇÃO DA ÁGUA E UM PAINEL ACERCA DE DESASTRES NATURAIS PELO MUNDO. COM ESSAS ATIVIDADES, VOCÊ E SUA CLASSE IRÃO FUGIR DA ROTINA NO MOMENTO DA PRODUÇÃO TEXTUAL. ENTÃO, APROVEITE PARA ABRIR AS PORTAS DA TURMA PARA TEMAS INUSITADOS E FASCINANTES: A HISTÓRIA DE VIDA DOS AUTORES, O UNIVERSO DOS LIVROS E DAS ATUALIDADES, ALÉM DA CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL, DEIXARÃO SEUS ALUNOS MAIS ESCLARECIDOS E SOLIDÁRIOS






LIVRO ILUSTRADO DA ÁGUA

SEPARE DE TRÊS A QUATRO AULAS DA ROTINA ESCOLAR PARA PRODUZIR UM LIVRO COLETIVO ILUSTRADO SOBRE A ECONOMIA DE ÁGUA. SE QUISER CONFECCIONAR UMA OBRA PARA CADA ALUNO, PEÇA PARA FAZEREM OS DESENHOS EM FOLHA SULFITE BRANCA E DEPOIS TIRE CÓPIAS NO COLOR SET COLORIDO. VEJA COMO RESOLVER:

1- QUESTIONAMENTOS

INICIE A PESQUISA COM UMA ATIVIDADE DE AQUECIMENTO, PERGUNTANDO ÀS CRIANÇAS SE ACHAM QUE A ÁGUA É IMPORTANTE PARA NÓS E PEDINDO PARA QUE EXPLIQUEM POR QUÊ. PARA TODOS PODEREM ACOMPANHAR, REGISTRE AS IDEIAS (QUE SÃO OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ALUNOS) NA LOUSA. PROCURE DESPERTAR O GRUPO PARA A QUESTÃO DA NECESSIDADE DA ÁGUA NO COTIDIANO E, NA SEQUÊNCIA, PEÇA PARA REGISTRAREM, EM SEUS CADERNOS.

2- PESQUISA

APÓS ESSA PRIMEIRA ETAPA, SOLICITE COMO LIÇÃO DE CASA QUE CADA CRIANÇA PESQUISE NOVAS FORMAS DE ECONOMIZAR ÁGUA. FEITO ISSO, COMPLEMENTE A LISTA COM AS SUGESTÕES DA TURMA E DETALHE ALGUMAS QUESTÕES. POR EXEMPLO, PERGUNTE O QUE DEPENDE DE ÁGUA POTÁVEL E O QUE PODE SER FEITO COM OUTRO TIPO DE ÁGUA (LAVAR O CHÃO, O CARRO, REGAR AS PLANTAS, ETC).

3- APROFUNDAMENTO

INCENTIVE A REFLEXÃO, LEMBRANDO OS ALUNOS QUE A ÁGUA É FUNDAMENTAL PARA A SAÚDE, A ALIMENTAÇÃO E A HIGIENE PESSOAL. REGISTRE AS NOVAS IDEIAS QUE SURGIREM E ACRESCENTE-AS ÀS INICIAIS, COMPONDO UMA LISTA RICA E COMPLETA.
4- VAMOS ECONOMIZAR!

QUANDO TODOS ESTIVEREM CONSCIENTES DO VALOR DA ÁGUA E ENTENDEREM QUE SEM ELA NÃO HAVERIA VIDA NO PLANETA, ESCLAREÇA QUE NÃO DEVEMOS DESPERDIÇÁ-LA E PEÇA PARA QUE, SOZINHOS OU EM DUPLAS, PENSEM NUMA MANEIRA DE ECONOMIZAR ÁGUA. EXEMPLOS: TOMAR BANHO RAPIDAMENTE; FECHAR A TORNEIRA ENQUANTO ESCOVA OS DENTES; DESLIGAR A MANGUEIRA ENQUANTO ENSABOA O CHÃO, VARRER A CALÇADA EM VEZ DE LAVÁ-LA; ETC.

5- HORA DE ILUSTRAR

INSTRUA CADA CRIANÇA (OU DUPLA) A ESCOLHER UMA FORMA DE ECONOMIZAR PARA ESCREVER E DESENHAR. AO FIM DO PROCESSO, TODOS DEVEM SE SENTAR PARA CONHECER AS PRODUÇÕES DOS COLEGAS, UMA A UMA. DIGA PARA OBSERVAREM SE O MATERIAL ESTÁ INTERESSANTE E CAPRICHADO, DENTRO DAS POSSIBILIDADES DE CADA UM. CASO ALGO PRECISE SER MELHORADO, OS ALUNOS TAMBÉM PODEM DAR SUGESTÕES OU OFERECER AUXÍLIO. ESSE EXERCÍCIO AJUDA A DESENVOLVER, NAS CRIANÇAS, O ESPÍRITO CRÍTICO E, AO MESMO TEMPO, COOPERATIVO.


6- MONTAGEM DO LIVRO

TUDO PRONTO? ENTÃO JUNTE O MATERIAL E MONTE O “LIVRO ILUSTRADO DA ÁGUA”. PARA PRENDER AS PÁGINAS, VOCÊ PODE UTILIZAR ESPIRAL, GRAMPEADOR OU ATÉ MESMO COSTURAR. EM SEGUIDA, PRODUZA UMA BELA CAPA, COM O TÍTULO E O NOME DAS CRIANÇAS COMO AUTORES E O SEU COMO ORGANIZADOR.
O LIVRO PODE FICAR NA BIBLIOTECA DA ESCOLA OU SER SORTEADO PARA QUE CADA ALUNO LEVE PARA CASA NUM DIA DIFERENTE E COMPARTILHE O TRABALHO DA TURMA COM SUA FAMÍLIA




NO MUNDO DA BIOGRAFIA
PROMOVA O CONTATO COM A HISTÓRIA DE UM AUTOR CONHECIDO, COMO MONTEIRO LOBATO, E ORGANIZE UM MURAL BIOGRÁFICO COM TEXTOS DOS ALUNOS.

1- LEVE UM OU MAIS TEXTOS A HISTÓRIA DE UM AUTOR CONHECIDO, COMO MONTEIRO LOBATO, E ORGANIZE UM MURAL BIOGRÁFICO COM TEXTOS DOS ALUNOS.
2- A SEGUIR, A CLASSE PODE ESTUDAR UM OU MAIS AUTORES E SELECIONAR FATOS SIGNIFICATIVOS DE SUA VIDA. POR EXEMPLO: “MONTEIRO LOBATO CRIOU O SÍTIO DO PICAPAU AMARELA, QUE É CONHECIDO NOS QUADRINHOS E NA TV; ELE COMEÇOU A ESCREVER HISTÓRIAS PARA CRIANÇAS PORQUE SEMPRE GOSTOU MUITO DE LER E, NA SUA INFÃNCIA, AINDA NÃO EXISTIAM LIVROS INFANTIS NO BRASIL”. ACOMPANHE ESSE PROCESSO E INTERFIRA DE MODO A AJUDAR NA COMPREENSÃO DOS TEXTOS.
3- LOGO APÓS, LEVANTE QUESTÕES PARA INCENTIVAR A REFLEXÃO SOBRE AS CARACTERÍSTICAS PRÓPRIAS DO GÊNERO TEXTUAL, COMO: NOME DA PESSOA EM EVIDÊNCIA, PORQUE ELA SE DESTACOU, O QUE FEZ DE IMPORTANTE, DE QUE FORMA E ONDE VIVEU, COMO FOI A INFÂNCIA, INFORMAÇÕES SOBRE A FAMÍLIA E TUDO MAIS QUE FOR RELEVANTE E SIGNIFICATIVO.
4- POR FIM, SOLICITE AOS ALUNOS QUE ESCREVAM O PRÓPRIO TEXTO SOBRE O ESCRITOR ESTUDADO, INTRODUZINDO A PESSOA (NOME, QUANDO VIVEU E ONDE) E ESCREVENDO OUTROS DADOS IMPORTANTES. LEMBRE-OS DE QUE O TEXTO NÃO PRECISA FICAR MUITO LONGO, MAS DEVE SER INTERESSANTE E CONTER INFORMAÇÕES ESSENCIAIS.
5- COMO PRODUTO FINAL, MONTE UM MURAL COM AS PRODUÇÕES TEXTUAIS DA CLASSE.
6- PARA ILUSTRAR O PAINEL, PEÇA PARA DESENHAREM O AUTOR OU FAZEREM UMA PINTURA. OUTRA OPÇÃO É COLOCAR UMA CÓPIA DE UMA FOTO OU CARICATURA DO ESCRITOR.







NOVO EDUCADOR ESPECIAL ANO 2 , N. 2 -2010.

MAIS FOFUCHAS.


NOS MEUS TRABALHOS A SELLER ESTÁ SEMPRE PRESENTE.



FOFUCHA 3



FOFUCHA 4



SE GOSTOU, COMENTA. BEIJOS. UFA. JOELMA.

ALAGOAS E PERNAMBUCO PRECISAM DE SUA AJUDA!!!

Saiba como ajudar as vítimas das enchentes em Alagoas

Alimentos não-perecíveis, agasalhos e água potável são algumas das doações mais necessárias para as vítimas
por Anna Cláudia Almeida

Solidariedade. Este é o sentimento que deve invadir o coração dos alagoanos após a tragédia que se abateu no Estado devido as fortes chuvas que atingiram e destruíram diversas cidades interioranas. O número de desalojados e desabrigadosjá ultrapassa a casa dos 50 mil, segundo o que foi divulgado pela Defesa Civil.

Dos 21 municípios atingidos pelas enchentes, 15 já tiveram o Estado de Calamidade decretado pelo governador Teotonio Vilela Filho: Satuba, Rio Largo, Viçosa, Murici, Quebrangulo, Santana do Mundaú, Joaquim Gomes, São José da Laje, União dos Palmares, Branquinha, Paulo Jacinto, Atalaia, Cajueiro, Capela e Jacuípe.

A força das águas destruiu casas, estabelecimentos comerciais, pontes, interrompeu o fornecimento de energia elétrica e danificou o sistema de abastecimento de água. Rodovias ficaram interditadas.

Para tentar amenizar a dor das famílias, o governo lançou uma campanha para arrecadar para ajudar as vítimas. A campanha define um conjunto de ações emergenciais para atendimento à população de 17 municípios gravemente atingidos. Alimentos não perecíveis, lençóis, cobertores, fraldas descartáveis e roupas farão toda a diferença neste momento de calamidade.

Veja abaixo os locais onde estão sendo arrecadadas as doações:

- 1º Grupamento de Bombeiros Militar (1º GBM) – Rodovia 316, Km 14, Tabuleiro dos Martins, próximo a PRF, 3315-2900 / 3315-2905.

- Grupamento de Socorros de Emergência (GSE) – Conjunto Senador Rui Palmeira, S/N, 3315-2400.

- Subgrupamento Independente Ambiental (SGIA) – Av. Dr. Antônio Gouveia, S/A, Pajuçara, próximo ao Iate Clube Pajuçara, 3315-9852.

- Quartel do Comando Geral (QCG) – Av. Siqueira Campos, S/N, Trapiche da Barra, 3315-2830.

- Defesa Civil Estadual (CEDEC) - Rua Lanevere Machado n.º 80, Trapiche da Barra, 3315-2822.

- Grupamento de Salvamento Aquático (GSA) – Av. Assis Chateaubriand, S/N, Pontal, próximo a Braskem, 3315-2845.


Interior:

- 2º Grupamento de Bombeiros Militar – Maragogi, (82) 3296-2026 / 3296-2270.

- 6º Grupamento de Bombeiros Militar – Penedo, (82) 3551-7622 / (82) 3551-5358.

- 7º Grupamento de Bombeiros Militar – Arapiraca e Palmeira dos Índios, (82) 3522-2377, (82) 34212695.

- 9° Grupamento de Bombeiros Militar – Santana do Ipanema e Delmiro Gouveia, (82) 3621-1491 / (82) 3621-1223

PERNAMBUCO

Recife:
- Instituto de Assistência Social e Cidadania do Recife (Iasc), localizado na Rua Imperial, 202, no bairro de São José.
- Associação Pernambucana dos Cabos e Soldados (ACS-PE) na Rua Amaro Bezerra nº 489 - Derby - Recife.
- Posto de arrecadação instalado pela Polícia Militar na Quadra Poliesportiva do Quartel do Comando Geral, no Derby.
- Instituto Federal de Pernambuco - Av. Prof Luiz Freire, 500 Cidade Universitária.
- Sede da Guarda Municipal, na rua dos Palmares, 550, em Santo Amaro.
- CTTU, na rua Frei Cassimiro, 91, em Santo Amaro.
- Posto de Permanência da Guarda Municipal, no Terminal Marítimo.

Interior:
- Gravatá - Secretaria de Ação Social, na Rua Francisco Bezerra de Carvalho, no centro

- Barreiros - Posto da Polícia Rodoviária Federal na entrada da cidade.

- Caruaru - Sindicato dos Lojistas do Comércio de Caruaru (Sindloja), na Rua Leão Dourado, nº 51-A, no Bairro São Francisco.

-Barra de Guabiraba: A prefeitura manda buscar os donativos. Colchões, lençóis e alimentos são as maiores necessidades. Basta ligar para 8848.1144 / 9144.6052 / 9144.6053 / 3758.1145 e agendar a coleta.

- Palmares - A Associação Pernambucana dos Cabos e Soldados (ACS-PE) instalou um posto de arrecadação de doações na sede da entidade, na Rua Amaro Bezerra nº 489 - Derby - Recife. Contato: (81) 3423.0604 ou 3423.9907


Para ser voluntário

Em Pernambuco, a Defesa Civil disponibilizou um número de telefone para que interessados em trabalhar voluntariamente no estado façam seu cadastro. O telefone da Defesa Civil é (81) 3181-2481.

O mesmo ocorre na Cruz Vermelha de Alagoas. Para se cadastrar, é preciso ligar para (82) 3325-2430 e informar alguns dados pessoais.

ALAGOAS E PERNAMBUCO PRECISAM DE SUA AJUDA!!!

Saiba como ajudar as vítimas das enchentes em Alagoas

Alimentos não-perecíveis, agasalhos e água potável são algumas das doações mais necessárias para as vítimas
por Anna Cláudia Almeida

Solidariedade. Este é o sentimento que deve invadir o coração dos alagoanos após a tragédia que se abateu no Estado devido as fortes chuvas que atingiram e destruíram diversas cidades interioranas. O número de desalojados e desabrigadosjá ultrapassa a casa dos 50 mil, segundo o que foi divulgado pela Defesa Civil.

Dos 21 municípios atingidos pelas enchentes, 15 já tiveram o Estado de Calamidade decretado pelo governador Teotonio Vilela Filho: Satuba, Rio Largo, Viçosa, Murici, Quebrangulo, Santana do Mundaú, Joaquim Gomes, São José da Laje, União dos Palmares, Branquinha, Paulo Jacinto, Atalaia, Cajueiro, Capela e Jacuípe.

A força das águas destruiu casas, estabelecimentos comerciais, pontes, interrompeu o fornecimento de energia elétrica e danificou o sistema de abastecimento de água. Rodovias ficaram interditadas.

Para tentar amenizar a dor das famílias, o governo lançou uma campanha para arrecadar para ajudar as vítimas. A campanha define um conjunto de ações emergenciais para atendimento à população de 17 municípios gravemente atingidos. Alimentos não perecíveis, lençóis, cobertores, fraldas descartáveis e roupas farão toda a diferença neste momento de calamidade.

Veja abaixo os locais onde estão sendo arrecadadas as doações:

- 1º Grupamento de Bombeiros Militar (1º GBM) – Rodovia 316, Km 14, Tabuleiro dos Martins, próximo a PRF, 3315-2900 / 3315-2905.

- Grupamento de Socorros de Emergência (GSE) – Conjunto Senador Rui Palmeira, S/N, 3315-2400.

- Subgrupamento Independente Ambiental (SGIA) – Av. Dr. Antônio Gouveia, S/A, Pajuçara, próximo ao Iate Clube Pajuçara, 3315-9852.

- Quartel do Comando Geral (QCG) – Av. Siqueira Campos, S/N, Trapiche da Barra, 3315-2830.

- Defesa Civil Estadual (CEDEC) - Rua Lanevere Machado n.º 80, Trapiche da Barra, 3315-2822.

- Grupamento de Salvamento Aquático (GSA) – Av. Assis Chateaubriand, S/N, Pontal, próximo a Braskem, 3315-2845.


Interior:

- 2º Grupamento de Bombeiros Militar – Maragogi, (82) 3296-2026 / 3296-2270.

- 6º Grupamento de Bombeiros Militar – Penedo, (82) 3551-7622 / (82) 3551-5358.

- 7º Grupamento de Bombeiros Militar – Arapiraca e Palmeira dos Índios, (82) 3522-2377, (82) 34212695.

- 9° Grupamento de Bombeiros Militar – Santana do Ipanema e Delmiro Gouveia, (82) 3621-1491 / (82) 3621-1223

PERNAMBUCO

Recife:
- Instituto de Assistência Social e Cidadania do Recife (Iasc), localizado na Rua Imperial, 202, no bairro de São José.
- Associação Pernambucana dos Cabos e Soldados (ACS-PE) na Rua Amaro Bezerra nº 489 - Derby - Recife.
- Posto de arrecadação instalado pela Polícia Militar na Quadra Poliesportiva do Quartel do Comando Geral, no Derby.
- Instituto Federal de Pernambuco - Av. Prof Luiz Freire, 500 Cidade Universitária.
- Sede da Guarda Municipal, na rua dos Palmares, 550, em Santo Amaro.
- CTTU, na rua Frei Cassimiro, 91, em Santo Amaro.
- Posto de Permanência da Guarda Municipal, no Terminal Marítimo.

Interior:
- Gravatá - Secretaria de Ação Social, na Rua Francisco Bezerra de Carvalho, no centro

- Barreiros - Posto da Polícia Rodoviária Federal na entrada da cidade.

- Caruaru - Sindicato dos Lojistas do Comércio de Caruaru (Sindloja), na Rua Leão Dourado, nº 51-A, no Bairro São Francisco.

-Barra de Guabiraba: A prefeitura manda buscar os donativos. Colchões, lençóis e alimentos são as maiores necessidades. Basta ligar para 8848.1144 / 9144.6052 / 9144.6053 / 3758.1145 e agendar a coleta.

- Palmares - A Associação Pernambucana dos Cabos e Soldados (ACS-PE) instalou um posto de arrecadação de doações na sede da entidade, na Rua Amaro Bezerra nº 489 - Derby - Recife. Contato: (81) 3423.0604 ou 3423.9907


Para ser voluntário

Em Pernambuco, a Defesa Civil disponibilizou um número de telefone para que interessados em trabalhar voluntariamente no estado façam seu cadastro. O telefone da Defesa Civil é (81) 3181-2481.

O mesmo ocorre na Cruz Vermelha de Alagoas. Para se cadastrar, é preciso ligar para (82) 3325-2430 e informar alguns dados pessoais.

ALAGOAS E PERNAMBUCO PRECISAM DE SUA AJUDA!!!

Saiba como ajudar as vítimas das enchentes em Alagoas

Alimentos não-perecíveis, agasalhos e água potável são algumas das doações mais necessárias para as vítimas
por Anna Cláudia Almeida

Solidariedade. Este é o sentimento que deve invadir o coração dos alagoanos após a tragédia que se abateu no Estado devido as fortes chuvas que atingiram e destruíram diversas cidades interioranas. O número de desalojados e desabrigadosjá ultrapassa a casa dos 50 mil, segundo o que foi divulgado pela Defesa Civil.

Dos 21 municípios atingidos pelas enchentes, 15 já tiveram o Estado de Calamidade decretado pelo governador Teotonio Vilela Filho: Satuba, Rio Largo, Viçosa, Murici, Quebrangulo, Santana do Mundaú, Joaquim Gomes, São José da Laje, União dos Palmares, Branquinha, Paulo Jacinto, Atalaia, Cajueiro, Capela e Jacuípe.

A força das águas destruiu casas, estabelecimentos comerciais, pontes, interrompeu o fornecimento de energia elétrica e danificou o sistema de abastecimento de água. Rodovias ficaram interditadas.

Para tentar amenizar a dor das famílias, o governo lançou uma campanha para arrecadar para ajudar as vítimas. A campanha define um conjunto de ações emergenciais para atendimento à população de 17 municípios gravemente atingidos. Alimentos não perecíveis, lençóis, cobertores, fraldas descartáveis e roupas farão toda a diferença neste momento de calamidade.

Veja abaixo os locais onde estão sendo arrecadadas as doações:

- 1º Grupamento de Bombeiros Militar (1º GBM) – Rodovia 316, Km 14, Tabuleiro dos Martins, próximo a PRF, 3315-2900 / 3315-2905.

- Grupamento de Socorros de Emergência (GSE) – Conjunto Senador Rui Palmeira, S/N, 3315-2400.

- Subgrupamento Independente Ambiental (SGIA) – Av. Dr. Antônio Gouveia, S/A, Pajuçara, próximo ao Iate Clube Pajuçara, 3315-9852.

- Quartel do Comando Geral (QCG) – Av. Siqueira Campos, S/N, Trapiche da Barra, 3315-2830.

- Defesa Civil Estadual (CEDEC) - Rua Lanevere Machado n.º 80, Trapiche da Barra, 3315-2822.

- Grupamento de Salvamento Aquático (GSA) – Av. Assis Chateaubriand, S/N, Pontal, próximo a Braskem, 3315-2845.


Interior:

- 2º Grupamento de Bombeiros Militar – Maragogi, (82) 3296-2026 / 3296-2270.

- 6º Grupamento de Bombeiros Militar – Penedo, (82) 3551-7622 / (82) 3551-5358.

- 7º Grupamento de Bombeiros Militar – Arapiraca e Palmeira dos Índios, (82) 3522-2377, (82) 34212695.

- 9° Grupamento de Bombeiros Militar – Santana do Ipanema e Delmiro Gouveia, (82) 3621-1491 / (82) 3621-1223

ENSINE OS ALUNOS A AMARRAR OS SAPATOS COM ESSE SAPATINHO FEITO COM EVA.



ACHEI ESSA IDÉIA MARAVILHOSO DE FAZER UM PAR DE TÊNIS PARA ENSINAR AS CRIANÇAS A DAR LAÇO E TROUXE PARA VOCÊS. ESPERO QUE VOCÊS GOSTEM. BEIJOS. JOELMA COUTO.

GENTE, VENHO TAMBÉM APROVEITAR E ESCLARECER UM PROBLEMA QUE JÁ ESTOU RESOLVENDO JUNTO COM A GOOGLE, QUE MUITAS VEZES VOCÊS QUEREM ENTRAR NO MEU BLOG E APARECE A MENSAGEM DE BLOG REMOVIDO, SE NÃO FOR PEDIR MUITO QUANDO APARECER ISSO TENTEM NOVAMENTE, POIS DEPOIS NÃO APARECE MAIS ESSA MENSAGEM, ISSO É UM PROBLEMA COM A GOOGLE QUE VOU RESOLVER O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL. DESCULPA O TRANSTORNO. OBRIGADA PELA COMPREENSÃO DE TODOS.

FONTE:IDÉIA DA AMIGA JULIANA DO BLOG JULIANA ARTES

A GRIPE VEM AÍ - SAÚDE. SAIBA COMO TRABALHAR ESSE TEMA COM SEUS ALUNOS.

COM A CHEGADA DA ESTAÇÃO MAIS FRIA DO ANO, AS ESCOLAS PRECISAM INCORPORAR E ENSINAR CUIDADOS PARA EVITAR SURTOS DE GRIPE E OUTRAS VIROSES.
(CLIQUE PARA AMPLIAR AS IMAGENS)

ORIENTAÇÃO AOS PAIS

ALÉM DAS CRIANÇAS, OS PAIS TAMBÉM DEVEM RECEBER INSTRUÇÕES DA ESCOLA. A VILA DA CRIANÇA POSSUI UM MÉTODO CONSTANTE DE COMUNICAÇÃO, QUE CONSISTE EM ENVIAR PARA CASA MENSAGENS POR MEIO DA AGENDA DOS ALUNOS. ASSIM, QUANDO CHEGA O OUTONO, PROFESSORES OU COORDENADORES ENVIAM TEXTOS COM INFORMAÇÕES SOBRE AS DOENÇAS QUE, SE A CRIANÇA ESTIVER COM FEBRE, ELA PERMANEÇA EM CASA. A CRIANÇA SÓ DEVE RETORNAR PARA A ESCOLA QUANDO O MÉDICO RECOMENDAR.

VENTILAÇÃO

MESMO NOS DIAS DE FRIO, AS JANELAS E PORTAS DAS CLASSES DEVEM ESTAR SEMPRE ABERTAS. POR ISSO, AS CRIANÇAS DEVEM ESTAR IR AGASALHADAS! É BOM COMUNICAR OS PAIS SOBRE ISSO, POIS MUITAS VEZES AS CRIANÇAS SÃO TEIMOSAS E NÃO QUEREM LEVAR BLUSA PARA A ESCOLA. ELES DEVEM INSISTIR E CAPRICHAR PARA QUE NÃO PASSEM FRIO.

BEBIDA E COMIDA

ÀS CRIANÇAS, UMA DAS ORIENTAÇÕES É PARA QUE ELAS NÃO BEBAM ÁGUA OU OUTROS LÍQUIDOS NOS COPOS UMAS DAS OUTRAS, PARA EVITAR A TRANSMISSÃO DE ALGUMA DOENÇA. O COLÉGIO PIAGET, DE SÃO PAULO, RECOMENDA QUE TODO MUNDO CARREGUE PARA A ESCOLA SUA PRÓPRIA GARRAFINHA, "PARA NÃO COLOCAR A BOCA NO BEBEDOURO", EXPLICA PAULA PIMENTEL, ORIENTADORA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DO ENSINO FUNDAMENTAL ATÉ O 2º ANO. A BOCA DA GARRAFA TAMBÉM NÃO PODE TER CONTATO COM A FONTE.

CARTAZES

NA VILA DA CRIANÇA, UMA DAS ESTRATÉGIAS ADOTADAS PARA ORIENTAR TANTO CRIANÇAS COMO PAIS SOBRE DETERMINADAS DOENÇAS É A ELABORAÇÃO DE CARTAZES PELOS PRÓPRIOS ALUNOS. "A PARTIR DO 1º ANO, AS CRIANÇAS TÊM OFICINAS DE ESCRITA, EM QUE TRABALHAMOS COM DIVERSOS GÊNEROS TEXTUAIS", EXPLICA EULÁLIA. SÃO ELAS QUE ESCREVEM NOS CARTAZES, A PARTIR DE INFORMAÇÕES QUE TRAZEM DE PESQUISAS E DO QUE APRENDEM EM SALA. ELAS TAMBÉM PODEM COLAR IMAGENS OU FAZER ILUSTRAÇÕES. DEPOIS, AS "OBRAS" SÃO ESPALHAAS PELA ESCOLA.

SISTEMA IMUNOLÓGICO E VACINAS

SEGUNDO SAYURI KATIA IKO, COORDENADORA DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I DO COLÉGIO HUGO SARMENTO, DE SÃO PAULO, NO 5º ANO OS ALUNOS JÁ TIVERAM UM PRIMEIRO CONTATO COM ALGUNS SITEMAS DO CORPO HUMANO E OBSERVARAM ALGUMAS CÉLULAS AO MICROSCÓPIO. "ELES INICIAM ESTÃO O ESTUDO DO SISTEMA IMUNITÁRIO, QUE ENVOLVE DESDE AS CÉLULAS E PROCESSOS ENVOLVIDOS NA DEFESA DO CORPO ATÉ UM TRABALHO COM AS DOENÇAS QUE PODEM SER EVITADAS ATRAVÉS DA VACINAÇÃO". PARA ISSO, A ESCOLA DESENVOLVE UMA SÉRIE DE ATIVIDADES, COMO O ESTUDO DA HISTÓRIA DAS VACINAS A PARTIR DE UM TEXTO ELABORADO PELO COLÉGIO, A ANÁLISE DA CADERNETA DE VACINAÇÃO DOS PRÓPRIOS ALUNOS, E UMA PESQUISA SOBRE DOENÇAS EVITADAS PELAS VACINAS INCLUÍDAS NO CALENDÁRIO BÁSICO DE VACINAÇÃO DA CRIANÇA, DO MINISTÉRIO DA SAÚDE.

FAGOCITOSE NA TELINHA

NA AULA DE CIÊNCIAS DO HUGO SARMENTO, OS ALUNOS APRENDEM, COM VÍDEOS BAIXADOS DA INTERNET, SOBRE A FAGOCITOSE - PROCESSO EM QUE ALGUNS GLÓBULOS BRANCOS "ENGOLEM" CORPOS ESTRANHOS QUE INFECTAM O DOENTE. O OBJETIVO É QUE AS CRIANÇAS ENTENDAM COMO O SISTEMA IMUNOLÓGICO DEFENDE O ORGANISMO. NO LINK http://dictybase.org/multimedia/phagocytosis/phagocytosis.htm, INDICADO POR SAYURI, É POSSÍVEL FAZER O DOWNLOAD DE UM VÍDEO COM IMAGENS DE CÉLULAS REALIZANDO FAGOCITOSE. "INDICO ESSE ENDEREÇO POR CONSIDERÁ-LO BASTANTE DIDÁTICO. TRATA-SE DE UM PROTOZOÁRIO REALIZANDO A FAGOCITOSE, MAS É MUITO SEMELHANTE AO QUE OCORRE COM OS GLÓBULOS BRANCOS". APÓS ASSISTIREM A VÍDEO, AS CRIANÇAS PODEM ELABORAR UM DESENHO, UTILIZANDO-SE DE PAPEL SULFITE, LÁPIS DE COR E CANETINHAS, CONTANDO EM UMA LIGUAGEM PRÓPRIA O QUE FOI ASSISTIDO.

ENQUANTO ISSO, A GRIPE A...

DE ACORDO COM O MINISTÉRIO DA SAÚDE, SOMENTE CRIANÇAS COM IDADE ENTRE 6 MESES E 2 ANOS DEVEM RECEBER NECESSARIAMENTE A VACINA CONTRA A DOENÇA, ALÉM DAQUELAS QUE TENHAM DOENÇAS CRÔNICAS. AÍ SE INCLUEM, SEGUNDO O PEDIATRA MÁRIO MAIA BRACCO, DO HOSPITAL ALBERT EINSTEIN, DE SÃO PAULO, BRONQUITE, RINITE OU DIABETES. NO COLÉGIO PIAGET, O TRABALHO COM AS CRIANÇAS TRATANDO DA GRIPE A CONSISTE EM:

* REGISTRO DOS CUIDADOS QUE DEVEM SER TOMADOS, COM CADA CRIANÇA ANOTANDO EM SEUS CADERNO;

*ELABORAÇÃO DE CARTAZES.


CLIQUE NAS IMAGENS PARA VISUALIZAR MELHOR.
FONTE: GUIA PRÁTICO PARA PROFESSORES DE ENSINO FUNDAMENTAL I.N.75 . JUNHO 2010.

ATIVIDADES DIVERSAS - FAMÍLIA SILÁBICA.



















FONTE: LARA DO GRUPO PROFESSORES SOLIDÁRIOS.

INGLÊS - FALE A LÍNGUA DA COPA.





OBJETIVOS:



* AMPLIAR O VOCABULÁRIO EM INGLÊS,



* CRIAR UM AMBIENTE FACILITADOR PARA A APRENDIZAGEM,



* ESTIMULAR A CURIOSIDADE PELO IDIOMA,



* CONSCIENTIZAR SOBRE A IMPORTÂNCIA DA LÍNGUA INGLESA.




FAIXA ETÁRIA:



1º AO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.




É FUNDAMENTAL QUE O ALUNO VIVENCIE A COPA DO MUNDO NA ESCOLA COM ATIVIDADES PRÁTICAS. O PROFESSOR PODE, POR MEIO DO INGLÊS, ABORDAR O TIPO DE ALIMENTAÇÃO DOS ATLETAS, ESTIMULAR A DESCOBERTA DOS NÚMEROS E ORGANIZAR COMPETIÇÕES ENTRE AS CLASSES PARA SABER QUEM CONHECE MAIS OS TERMOS RELACIONADOS À COPA DO MUNDO.









ESTE EVENTO INTERNACIONAL TRAZ UMA ÓTIMA OPORTUNIDADE PARA ENTRAR EM CONTATO COM DIFERENTES CULTURAS E CONHECER EXPRESSÕES DE OUTROS IDIOMAS, ESPECIALMENTE DO INGLÊS. CONFIRA TERMOS DA LÍNGUA INGLESA QUE APARECERÃO DURANTE A COPA DO MUNDO DA ÁFRICA DO SUL.






CLIQUE NAS IMAGEM PARA MELHOR VISUALIZAR.


FONTE: GUIA PRÁTICO PARA PROFESSORES DE ENSINO FUNDAMENTAL I. N.75

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin

Folheados