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Projeto Profissões.

FUNDHAS
Divisão Direito de Ser Criança Unidade Sede
Projeto Semestral
ProfissõesPassado, presente e futuro
Equipe responsável:
Gestora: Regina Gomes Cassis Puccini Molina Assistente Social: Maria Cristina Garcia Bigoli Estagiaria do Serviço Social: Ana Carolina CaltabianoProfessores: · Informática na Educação - Elisangela Lemos Fernandes · Cultural - Christiane Ap. Moura Tavares e Sandra Regina de Almeida · Educacional - Maria Ap. Souza Magalhães e Natália Fontoura Aguiar (estagiaria de Normal Superior) · Complementação em alfabetização - Ana Cristina Serpa Sandy · Educação ambiental - Celso Lopes Fernandes· Estagiário de Educação Física - Mairo Tadeu Silva Faria
Projeto Profissões passado, presente e futuro
Justificativa:
Considerando a política da educação complementar que valoriza os temas transversais, o tema Profissões busca propor discussões que valorizem os diferentes tipos de trabalho como forma de expressão cultural.
Com esses pressupostos a serem estudados a criança/adolescente passará a conhecer o perfil do profissional no mercado de trabalho atual, as diversidades de profissões e suas contribuições na sociedade, favorecendo a construção da identidade pessoal com novas perspectivas e projetos de vida.
Objetivo geral:Ø Proporcionar às crianças/adolescentes conhecerem a diversidade das profissões e valorizá-las nos diferentes espaços e épocas, despertando o interesse por uma melhor qualidade de vida, através da escolha consciente da profissão.
Desenvolvimento:
Ø Socialização do projeto junto às crianças/adolescentes
Ø Reflexão da identidade pessoal através do “Quem sou Eu?” em seus aspectos físico, afetivo e social
Ø Visita interna à Fundhas, visando conhecer as profissões existentes, através de pesquisas, entrevistas, debates
Ø Visitas externas em grupos, em diferentes segmentos da sociedade (farmácias, fabricas, construção civil, polícia), entrevistando profissionais de cada setor (se possível)
Ø Adequação do tema em áreas específicas de aprendizagem
Avaliação:
A avaliação será contínua, no decorrer do projeto, verificando a participação, competências, protagonismo, mudanças de atitude na interação relacional e em relação a perspectiva de um projeto de vida através de metas estabelecidas.
Produto final:
Ø Apresentação de uma peça teatral com o tema do projeto
Ø Guia de profissões
Ø Mural com exposição das fotos do decorrer do projeto
Ø CD-ROM com atividades desenvolvidas durante o projeto
Ø Olimpíadas do conhecimento utilizando o software educativo Ortografando
Objetivos específicos de cada área:
Educacional e Complementação em alfabetização
Justificativa:
Considerando a diversidade das profissões e abrangência nas áreas do conhecimento, serão desenvolvidas atividades de linguagem, com ênfase a leitura, interpretação e produção escrita.
Objetivos:
Ø Conhecer e discutir de forma crítica a diversidade profissional
Ø Promover o gosto pela leitura de diferentes gêneros
Ø Propiciar leituras prazerosas a partir de textos com assuntos de interesse para as diferentes faixas etárias
Ø Despertar o interesse pela interpretação, reprodução e produção escrita
Ø Ampliar o vocabulário
Ø Compreender a leitura como fonte de informação, e da língua como instrumento de divulgação de valores
Ø Se posicionar em relação aos fatos sabendo argumentar, ouvir e respeitar opiniões
Desenvolvimento:
Prática da leitura:Ø Ler textos de diferentes gêneros
Ø Selecionar informações
Ø Apreciar a leitura de textos de diferentes assuntos adequados a faixa etária
Ø Identificar anotações, noticias, reportagens e resumos
Ø Ler e compreender com autonomia diferentes gêneros textuais
Ø Estabelecer relações entre diversos textos a cerca de um mesmo tema
Ø Fazer levantamento do que se entende e do que não se entende do texto lido
Ø Utilizar o dicionário para verificar o significado das palavras desconhecidas
Ø Identificar palavras e letras no processo de leitura e escrita
Prática de escrita:Ø Produzir textos utilizando referências bibliográficas, históricos das diferentes épocas e formas de trabalho (coletivo e individual)
Ø Organizar fatos relacionados a cada época
Ø Discutir conhecimentos sobre gramática e ortografia oral e escrita
Ø Fazer correção utilizando referência
Ø Revisar texto verificando pontuação e concordância
Ø Trabalhar legibilidade, maiúscula e minúscula, nomes próprios e comuns
Ø Garantir a coerência e a coesão textual
Comunicação oral:Ø Discutir e expressar fatos sociais de textos e filmes (discutir sobre direito e obrigação trabalhista)
Ø Analisar, comentar e comparar de forma crítica o perfil do profissional do passado, presente e futuro
Ø Gravar comentários e ouví-los, para reelaborar idéias
Estudo matemático:Será problematizado a partir das situações significativas, referentes a custos de materiais utilizados no cultural, atendendo as necessidades especificas nas quatro operações, e através de jogos pedagógicos favorecendo calculo mental e escrito.
Cultural
Introdução:O desenvolvimento do projeto profissões possibilitará às crianças e adolescentes, a ampliação de seu universo cultural, conscientizando-os de que todo trabalho é dignificante e estão interligados.
Objetivos:
Ø Propiciar o desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética
Ø Favorecer um ambiente propício, a fim de que o aluno desenvolva sua sensibilidade, percepção e imaginação, tanto ao realizar produções artísticas, quanto no conhecer as diversas profissões
Ø Despertar a importância da interação relacional, participação, empreendedorismo e qualidade de vida para uma formação integral
Ø Estimular o desenvolvimento da autonomia, solidariedade e responsabilidade
Ø Desenvolver habilidades motoras por meio de oficinas diversas
Desenvolvimento:
Ø Exibição do filme “Tempos Modernos”, de Charles Chapplin
Ø Discussões e debates sobre os pontos relevantes apresentados no filme
Ø Desenvolvimento de atividades que levem a criança/adolescente ao “conhecimento do eu”
Ø Confecção de murais sobre o tema
Ø Visitas internas e externas em grupos, afim de conhecer as diversas profissões existentes nos vários segmentos do comércio
Ø Entrevistas com diversos profissionais
Ø Oficinas diversas, valorizando o trabalho autônomo, mais especificamente o artesanato
Informática na Educação
Este projeto justifica-se no fato de ser urgente a necessidade de resgatar nas crianças e adolescentes atendidos nesta unidade, seus sonhos, a vontade de buscar algo mais em suas vidas, partindo da sensibilização quanto a escolha consciente da profissão.
Objetivos:
Ø Sensibilizar a criança/adolescente quanto ao projeto a ser trabalhado durante o semestre
Ø Promover pesquisas e debates sobre as profissões
Ø Levar a criança/adolescente a refletir sobre o seu futuro, compreendendo a importância do emprego/profissão em nossas vidas
Estratégias e desenvolvimento:
Ø Partindo do conhecimento do eu com o desenvolvimento dos temas “Quem sou eu? O que quero ser quando crescer?”, sensibilizar os adolescentes quanto ao projeto a ser trabalhado durante o semestre
Ø Elaborar e aplicar questionário com pessoas da família visando realizar um levantamento das profissões existentes neste ambiente
Ø Pesquisas contextualizadas utilizando como recurso a internet
Ø Debates sobre o mercado de trabalho, status social decorrente da profissão escolhida, ofertas da comunidade
Ø Utilização de diversos softwares com a finalidade de registro das atividades
Educação FísicaIntrodução
Proporcionar às crianças/adolescentes não só momentos recreativos, mas também momentos reflexivos para interá-los sobre profissões relacionadas ao esporte e profissões que visam a saúde e qualidade de vida.
Objetivos:
Ø Valorizar a importância da Educação /física no desenvolvimento do corpo como um todo, desenvolvendo aspectos afetivos, cognitivos e psicomotor
Ø Conhecer e valorizar profissões e modalidades dentro do esporte que servem de instrumentos aos indivíduos para promoção da qualidade de vida e seu empreendedorismo
Ø Desenvolver a participação de todos os alunos para que expressem a profissão que gostariam de exercer no futuro
Ø Despertar para a convivência e harmonia
Desenvolvimento:
1. Aspecto afetivo:
Ø Desenvolver atividades em grupo onde um depende do outro para atingir um objetivo em comum (jogos, músicas, brincadeiras)
Ø Estabelecer vínculos e resolver conflitos em situações de jogos
Ø Conviver com limitações do próprio corpo e assim aprendendo a conhecer o mesmo
2. Aspecto motor
Ø Desenvolver habilidades motoras através de práticas esportivas
Ø Aprender novas práticas motoras através de novos esportes, regras
3. Aspecto cognitivo
Ø Realizar atividades que promovam agilidade no raciocínio
Ø Aprender e introduzir regras esportivas
Educação ambientalIntrodução
O projeto de educação ambiental tem como temas Horta Caseira com os grupos A,B e C, e Jornal do Meio Ambiente com os grupos D, E e F. O tema horta caseira pretende abordar a produção de hortaliças orgânicas, ou seja, sem o uso de adubo químico e defensivos agrícolas. Ele vem contribuir para que as crianças/adolescentes aprendam e desenvolvam a montagem de uma horta, conhecendo desde o seu local até sua colheita. O tema Jornal do meio ambiente pretende abordar fatos relevantes ao mesmo dentro da região onde nos encontramos.
Objetivos
Horta CaseiraØ Contribuir para que as crianças/adolescentes aprendam a desenvolver e montar uma horta
Ø Incentivar a participação direta no cultivo de hortaliças
Ø Valorizar os profissionais da área ambiental
Ø Identificar o local ideal para desenvolver a horta
Ø Preparar o solo para o plantio
Ø Preparar os canteiros
Ø Adubar
Ø Identificar os nutrientes nas hortaliças
Ø Controlar pragas e doenças de forma natural (sem utilizar produtos químicos)
Ø Identificar épocas de plantio e colheita das hortaliças
Ø Elaborar um manual de cultivo de horta orgânica e receitas
Ø Apresentar o manual na Semana do Meio Ambiente
Jornal do Meio Ambiente
Ø Envolver as crianças/adolescentes no mundo da informação e acontecimentos mais importantes em relação ao meio ambiente
Ø Realizar visita com as crianças/adolescentes à VCP – Votorantin Celulose e Papel para conhecer a importância do trabalho na área de educação ambiental
Ø Fazer com que as crianças/adolescentes compreendam a importância da manutenção do meio ambiente, favorecendo assim uma melhor qualidade de vida
Ø Mostrar às crianças/adolescentes que a água é um recurso finito e como usá-la
Ø Utilizar a informática como ferramenta de pesquisa
Ø Apresentar o jornal na Semana do Meio Ambiente
Obs.: As atividades de educação ambiental serão realizadas em consonância com o Centro de Educação Ambiental e a professora responsável Priscila Almeida Cró Santiago.
Fonte: Canteiro de projetos.

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